TCE confirma que falta de planejamento de Alckmin gerou crise hídrica em São Paulo | CartaCampinas

Em parecer sobre as contas do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) afirma que a culpa pela grave crise hídrica é da falta de planejamento do governo estadual, endossando, assim, as críticas que, há muito, vêm sendo feitas por ambientalistas. O TCE aprovou as contas de Alckmin, no fim de junho, mas a informação referente a gestão dos recursos hídricos foi revelada ontem (11).

Segundo o TCE, a Secretaria estadual de Recursos Hídricos recebeu vários alertas sobre a necessidade de um plano de contingência para para que a crise não chegasse “ao ponto em que se encontra atualmente, ou pelo menos para que seus efeitos fossem minimizados”.

Sobre a seca no estado, o tribunal listou ainda 20 recomendações que o governo deveria adotar para reduzir os impactos da crise, como a despoluição dos rios Tietê e Pinheiros, a recuperação da represa Billings e o combate mais efetivo das perdas de água nas redes de distribuição.

Em nota, a Secretaria de Recursos Hídricos afirmou que nenhum instituto, ou especialista, previu a severidade da seca, na região Sudeste, em 2014, e que uma série de medidas foram executadas para reduzir os impactos, como a política de descontos para quem diminuir o consumo de água, o uso da reserva técnica do sistema Cantareira – o volume morto – e a ampliação da redução de pressão nas redes, que acabou acarretando a falta d’água em diversos bairros da capital paulista, principalmente na periferia.

Via CartaCampinas.

Anúncios

Um comentário sobre “TCE confirma que falta de planejamento de Alckmin gerou crise hídrica em São Paulo | CartaCampinas

Deixe sua opinião abaixo e apareça no Blog ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s