Gênios: Antti Kalhola e Ayrton Senna da Silva

Que os finlandeses são entusiastas das competições motorizadas, todos sabemos. Afinal, um país de pequena área e população de pouco mais de 5,3 milhões de habitantes em 2009, ter todos os campeões de automobilismo que tem, mostra que o pessoal gosta do assunto.

Um dos entusiastas dessa terra fria mas com muito calor automobilístico é Antti Kalhola, cuja existência é desconhecida para muitos.

Antti Kalhola
O mago da edição automobilística

Kalhola é um jovem de vinte anos, fanático por corridas, que usa suas habilidades na edição e sonorização de filmes, criando obras de arte sobre automobilismo de todos as modalidades e de todas as épocas. Começou essa atividade há cinco anos, com quinze portanto, mostrando grande qualidade.

Uma pequena busca no YouTube revela uma grande quantidade de vídeos, onde ele mostra toda sua paixão com cenas muito bem escolhidas, seja de lugares, pistas, carros ou pilotos. Há filmes bem curtos, de cerca de dois minutos, até vários com mais de dez.

Como ele mesmo disse, a primeira atração foi pelos ralis, mas as pistas fechadas também lhe dão inspiração para editar vídeos emocionantes.

Há cerca de dois anos, a FOA (Formula One Association) esboçou uma reação bastante negativa.  Obrigou o YouTube a remover sua conta e seus vídeos,  pois ele não pagava nada pelos direitos de imagem que a Fórmula 1 exige de todas as televisões que transmitem as provas.

Como o rapaz tem muitos fãs de seu trabalho, essas pessoas continuam a carregar o site com as obras de Kalhola. Como não é ele o responsável, ficou tudo por isso mesmo. Ainda bem que tal atitude antiesportiva de gabinete mofado aparentemente não irá mesmo em frente.

Pobres burocratas, pouco iluminados, mal conseguiram entender que o que um entusiasta faz é contagiar mais gente boa com seu entusiasmo, e com o fruto visual de toda essa empolgação.

Na verdade, o que Antti Kalhola provoca é gerar mais interesse pela categoria, bem como pelo automobilismo de uma forma geral.

Para quem assistiu muitas corridas e ralis,  na TV ou em autódromos e caminhos descalços,  ou para quem pouco gastou tempo com isso, essas compilações e tributos são um resumo, senão informativos, ao menos de visual incrível.

Um dos maiores ídolos de Antti são os pilotos de Rally e o piloto brasileiro Ayrton Senna da Silva na qual ele faz um tributo realmente tão bom que me leva a perguntar por que ainda não fizeram uma cinegrafia do tricampeão além do ótimo documentário de 2010.

Texto colaborado junto a ótima galera do AUTOentusiastas 

Anúncios

Deixe sua opinião abaixo e apareça no Blog ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s