Jogar bem ou jogar diferente?

Uma das melhores coisas que existe no futebol, é a competição. Seja qual for a liga, seja qual for o campeonato, a competição estará sempre presente no futebol. E quanta mais alta for a classificação de uma liga ou campeonato, maior é a competição nessa prova. E ainda bem porque existe competição, porque é esta ansiedade por vencer que leva gente aos estádios, e faz do futebol tão grande quanto ele é. Mas, depois surge uma dúvida: no meio de tanta competição, como vencer?

Tenho assistido a vários casos, em equipas que fazem excelentes jogos, mas perdem. Outras, não fazem jogos assim tão bons, mas ganham. Então, jogar bem, é sinónimo de vencer? Lembram-se daquele jogo, entre FC Porto e Schalke, um excelente jogo da equipa portuguesa, mas que o guarda-redes alemão, hoje melhor guarda-redes do mundo, conseguiu eliminar o seu adversário praticamente sozinho? Sim, o Neuer?

Então, jogar bem, pode não ser suficiente para ganhar, pois todos sabemos que os adversários também tem qualidade, e querem tanto ganhar como nós, ou mais até. Jogar mal é que não será uma receita de sucesso, mas falta algum ingrediente para ganhar. No entanto, temos assistido a grandes equipas na história do futebol que ganharam apenas por jogar diferente. Se nos dedicarmos a treinar uma estratégia já conhecida por toda gente, como podemos jogar bem, se o adversário conhece a nossa estratégia e vai anular a mesma?

Recentemente, tivemos o FC Barcelona, com um estilo único e diferente, a vencer por naos seguidos. Tivemos a Alemanha no mundial e agora temos um Bayern Munique bastante poderoso. Em ambos os casos, houve sempre critério, organização, e um estilo diferente da maior parte das equipas pelo mundo fora, sempre com foco na natureza do jogo. Para se ganhar durante tanto tempo, então, jogar bem, será que chega? Qual é a equipa que consegue mostrar resultados absolutamente brutais, apenas jogando bem? Muitas equipas passam o tempo a jogar mecanizado, colocam o golo como primordial, esquecem-se que defender é tão importante como marcar, porque ganha quem marcar mais golos do sofre, logo, precisa sofrer menos do que marca, ou melhor ainda, não sofrer nenhum.

De que serve jogar bem, e fazer sempre a mesma coisa, sem criar desequilíbrios, sem abrir espaços, sem jogar futebol? Não é melhor jogar diferente, em função da natureza do jogo, com inteligência, algo que a maior parte das equipas ainda não faz? Deixo ao vosso critério.

Por Valter Correia

valter

Anúncios

Deixe sua opinião abaixo e apareça no Blog ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s