Você estuda para tirar nota ou para aprender ?

“Aula é para entender; a famosa lição de casa é para aprender”

estudar

99% das escolas brasileiras mantem posturas errôneas segundo o professor e palestrante Pierluigi Piazzi, professor de curso pré-vestibular há 40 anos, radicado no Brasil há pelo menos 50. Ele explica que os “verdadeiros crimes” estão em como o sistema de avaliação ainda vigente, instruiu e analisa os alunos. O pecado principal não está em “recompensar os bons resultados” e sim COMO esses resultados foram obtidos! O sistema de avaliação adotado pela maioria das escolas brasileiras (em todos os níveis, incluindo a pós-graduação) é que está equivocado.

A educação brasileira caminha com passos lentos na busca pela qualidade. Qual seria o motivo? Será que os alunos não são bem preparados pelos seus professores ou não são inteligentes o suficiente para aprender as matérias ensinadas?

Professor Pier, como é chamado pelos seus alunos (já preparou mais de 100 mil estudantes para o exame vestibular), aliou sua experiência como mestre e os conhecimentos adquiridos ao lecionar Inteligência Artificial e Configuração de Redes Neurais em um curso de Engenharia da Computação, e conseguiu identificar os equívocos que tornam o Sistema Educacional Brasileiro, segundo ele próprio, um dos piores de todo o mundo.

Segundo ele esses são os três principais equívocos dos alunos na seguinte ordem:

  1. grave: não saber se comportar (conversar na aula, atrapalhar etc)
  2. muito grave: não ler livros como forma de lazer
  3. gravíssimo: estudar para a prova

Um detalhe importante: muitos brasileiros são “educados” e não “instruídos” a “aprender a ler” com livros que não necessariamente serão interessantes para tais. Um professor/diretor/reitor/coordenador não pode generalizar e obrigar os alunos a lerem algo que a princípio será “chato, desinteressante” até por que ele não criou o hábito da leitura.  Ex: se um garoto gosta de futebol, que leia o livro sobre o tema, seu time, futebol brasileiro etc, e não “Iracema”, “Dom Casmurro”, pois além de já estar “banalizado” pelo discurso de chatice ainda causará um “trauma” no aluno que criará a terrível e errônea ideia de que “ler é chato”. Após pegar “gosto pela leitura” através de temas de seu interesse, naturalmente os livros “clássicos” serão incluídos em seu gosto.

pier_workshopregionalCOMO SE ESTUDAR, APRENDER?

Sempre estudar de lápis na mão ESCREVENDO. Ler não é estudar, estudar é escrever! Quando o sistema educacional brasileiro ainda funcionava a contento (quando os ignorantes que têm ataques de pedagorréia ainda não estavam impondo suas técnicas idiotas) as crianças tinham duas atividades fantásticas: DITADO e CÓPIA! Como a enzima que produz formação de novos dendritos durante o estudo se esgota em aproximadamente 40 minutos de atividade cerebral intensa (ESCREVENDO), o ideal é nunca estudar mais que meia hora seguida. Nos meus livros proponho o ritmo de blocos de meia hora intercalados por 10 minutos de descanso. Agora, a quantidade de blocos depende do conteúdo das aulas que devem ser estudadas. Como o exagero é muito contraproducente, meu conselho é nunca passar de 5 ou 6 blocos de meia hora por dia.

Se você gostou de um filme, livro, gostou de um jogo de futebol por exemplo, faça uma resenha com suas ideias e impressões sobre tal. Converse depois com os amigos. Pesquisas indicam que seu cérebro se diferenciará dos outros intelectualmente caso você exercite sua mente com a escrita e a leitura. Filmes adaptados de livros são ótimos exemplos de como um “apaixonado pela leitura” a defenderá com unhas e dentes e reconhecerá que seu repertório é “melhor”. Quantas vezes já não se ouviu a frase “o livro é muito melhor que o filme”.

LEIA, ASSISTA, REFLITA E ESCREVA 

Anúncios

Deixe sua opinião abaixo e apareça no Blog ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s