Marcelo Bielsa e o Marseille

Marcelo Bielsa e o Marseille
Bielsa

Melhor do que ninguém, os jogadores sabem quem são os melhores treinadores. Sabem avaliar melhor que todos o seu trabalho, e em última análise a permanência ou rescisão do contrato de um treinador deverá estar dependente de uma consulta aos jogadores.
Como reconheço inteligência no antigo capitão do FC Porto, para além da classe com que jogava, confio que a sua opinião seja bastante relevante. Lucho sabe, de certeza, o que diz.

Como temos vindo a dizer, que grande treinador é Bielsa. Pena ainda não ter tido a possibilidade de treinar uma equipa de grande poderio financeiro. Aquilo que fez com o pequenino Athletic, não será nunca por nós esquecido.

“É o melhor treinador com quem trabalhei. É um fenómeno. Com ele a paixão está sempre presente, mas trabalha-se a sério. Prepara os treinos ao pormenor. É um cavalheiro” Aqui.

O treinador argentino agora  pretende revolucionar o futebol francês segundo palavras do próprio presidente do Olympique de Marseille, Vincent Labrune. “Sempre fui fã do futebol argentino e principalmente do Bielsa que já recusou trabalhos em clubes maiores por sua ideologia pessoal que ia contra ao destes. Ele é mais que um treinador, é um mestre, pode revolucionar o futebol francês”. 

Marseille tem uma metodologia parecida com o que gosta Marcelo Bielsa; apostar em jovens talentos pro futuro, porém, com boa qualidade técnica independente da posição. Alguns nomes foram trazidos: Florian Thauvin, Mario Lamina e Gianelli Imbula. Bielsa disse estar ansioso pra trabalhar com estes possíveis “miúdos-maravilhas” ou “futuros craques”. 

Seu estilo de jogo é o famoso “posse total”, “futebol total”, “controle do jogo” ou o atual “tiki taka” porém com mais objetividade, diferente do que fez seu fã confesso, Guardiola, no Barcelona.

Sua rígida disciplina costuma instigar até os melhores jogadores do mundo nos quais trabalhou na Argentina e Chile.

estreia de bielsa-marseille vs leverkusen
Goleada na estreia diante do bom Bayer Leverkusen (Foto: Divulgação/OM)

A sua estreia oficial pelo clube francês foi na última semana numa bela atuação da sua equipe diante do Bayer Leverkusen (4-1) que teve problemas com sua saída de bola por conta da pressão que os homens de Bielsa fizeram, aliás essa uma característica de seus times.

O primeiro treino do argentino já demonstrou o que podemos ver nesta temporada do Marseille. Muita disposição e cobrança por um jogo dominante para tentar incomodar PSG e Mônaco e cavar uma vaga na Europa League ou pro mais otimista uma Champions.

Anúncios

Deixe sua opinião abaixo e apareça no Blog ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s